quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A alimentação dos atletas na copa do mundo

A quantidade de consumo de energia diária recomendada para um adulto é de 2000 Calorias/dia em média, porém para atletas de alto nível como no caso dos jogadores da seleção, essa recomendação sobe para 3500 a 4300 Calorias devido ao gasto energético aumentado. Geralmente eles consomem muitos carboidratos, proteínas, gorduras (saturadas e insaturadas), vitaminas, minerais e água, a seguir vamos entender um pouco de cada uma:  CARBOIDRATOS: São considerados nutrientes energéticos, pois têm como função o fornecimento de energia necessária para o corpo realizar atividades como: andar, trabalhar, estudar, correr, jogar futebol e outras. São encontrados em alimentos como: pães, massas (sem molhos gordurosos), arroz, batata, frutas, aipim, cereais, etc.
PROTEÍNAS: São consideradas nutrientes construtores, pois constroem e reparam músculos, tecidos, células, produzem anticorpos. Suas fontes são: carnes, ovos, leite e derivados, feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, nozes, castanha, etc.
GORDURAS: Também fornecem grande quantidade de energia, mas suasprincipais funções são: auxiliar na absorção de vitaminaslipossolúveis (A, D, E e K), fornecer saciedade ao organismo, produzir hormônios, proteger e isolar órgãos e tecidos.
VITAMINAS E MINERAIS: São os elementos reguladores, importantes por participarem do funcionamento intestinal, digestão, circulação sanguínea e sistema imunológico (sistema de defesa contra doenças). São necessárias para o crescimento normal e manutenção da vida. As vitaminas e minerais são obtidos através da ingestão diária de uma variedade de frutas, verduras e legumes. Se o atleta tiver problemas com a ingestão de frutas e verduras.
ÁGUA: A água, juntamente com o oxigênio, é o constituinte mais importante para a manutenção da vida. Portanto, a quantidade de água perdida através da urina, fezes, suor e ar expirado deve ser reposta para manter a saúde e a eficiência do organismo na digestão, absorção, circulação e excreção. Recomendação para atletas: 10 a 12 copos ou mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário